Dúvidas? Esclareça conosco.
Segunda a Sexta das 8h às 17h

(12) 3942-3003 / (12) 3941-2366

Mulheres ganham espaço entre empreendedores consolidados no Brasil

10 de June de 2024
Contábeis

A participação feminina entre os empreendedores estabelecidos atingiu 35% em 2023. Os dados são da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), conduzida pela Associação Nacional de Estudos e Pesquisas em Empreendedorismo (Anegepe), em parceria com o Sebrae.

Entende-se como empreendedores estabelecidos aqueles que já têm os seus negócios há mais de 3,5 anos. Isso indica que cada vez mais mulheres estão conseguindo superar os desafios do empreendedorismo e se firmar como donas de negócios consolidados. 

Ainda assim, os homens lideram a pesquisa, visto que representam 65% dos empreendedores estabelecidos.

Desafios iniciais

 

A pesquisa GEM também mostra que, pelo quarto ano consecutivo, houve uma redução na proporção de mulheres no grupo dos "Empreendedores Iniciais". 

Entre 2022 e 2023, a participação feminina caiu de 44,2% para 40,2% da população de mulheres em idade economicamente ativa. 

Esses dados sugerem que, embora as mulheres estejam se firmando com mais sucesso a longo prazo, ainda enfrentam obstáculos significativos no início de suas jornadas empresariais. 

 

É fundamental que se desenvolvam políticas e programas de apoio para fomentar o empreendedorismo feminino desde as suas fases iniciais, garantindo um ambiente mais equitativo e inclusivo para todas as empreendedoras.

Pesquisa GEM

Considerada a principal pesquisa sobre empreendedorismo no mundo, a GEM é realizada anualmente há 24 anos e já envolveu mais de 110 países, abrangendo mais de 95% do PIB mundial. No Brasil, em 2023, a pesquisa entrevistou 2 mil adultos e 52 especialistas. O Brasil é um dos poucos países que participou de todas as edições da pesquisa.

 

Este aumento na presença de mulheres entre os empreendedores experientes é um sinal positivo de que as barreiras estão sendo gradualmente superadas, permitindo que mais mulheres prosperem no mundo dos negócios.

Compartilhe nas redes sociais

Facebook Twitter Linkedin
Voltar para a listagem de notícias

Sertec Assessoria Empresarial e Contábil

Venha fazer uma parceria de Sucesso! Encontre em nossa empresa tudo o que precisa.

Redes Sociais

Conheça e siga nossos canais. Interaja, fale conosco pelos nossos perfis e saiba de todas as novidades.